quarta-feira, 21 de julho de 2010

Limpeza do Cooler do Processador.

   1. Alguns cuidados devem ser tomados antes de se fazer a limpeza. É preciso fazer a retirada exata do cooler para que o mesmo não danifique o processador. Como mostra a figura abaixo a retirada dos coolers padrões para intel.




2.Após a retirada do cooler precisamos desmonta-lo, ou seja retirar a ventoinha do dissipador pois a sujeira geralmente fica entre o dissipador e a ventoinha criando um tipo de capa dura de sujeira, atrapalhando assim a circulação do ar no dissipador.

             



3. para limpar existem inumeros kits de limpeza no mercado é só escolher um que te satisfaça e usar.

4. Após a limpeza devemos trocar também a pasta térmica que esta no processador e na base do dissipador de calor por outra nova.


5. Feito isso colocamos o dissipador novamente sobre o processador e o encaixamos corretamente para que não fiqeu nenhum jogo senão podera danificar o processador. Pronto esta feito a limpeza de seu cooler do processador.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Manutenção no Windows Seven

Geralmente para manter o sistema operacional em funcionamento temos 3 ferramentas básicas que se encontram no próprio windows, mas pouca gente faz uso delas.
1-Limpeza de disco; todos os programas/acessórios/ferramentas do sistema
2-Desfragmentador de disco;  todos os programas/acessórios/ferramentas do sistema
3-Verificador de erros. iniciar/meu computador/clique com o botão direito no disco que deseja verificar/propriedades/ferramentas/verificar agora

Vamos ver cada um deles e ver suas utilidades:

1-Limpeza de disco, como o nome sugere ele faz uma limpeza no seu disco selecionado(partição), isto é procura por arquivos temporários, arquivos duplicados, arquivos sem uso, cookies, enfim tudo que não esta sendo usado pelo sistema ou que esta simplesmente ocupando espaço.

Selecionamos o que desejamos que se faça a limpeza e clicamos em ok.



 2-Desfragmentador de disco, a fragmentação faz com que o disco rígido tenha um trabalho adicional que pode deixar o computador lento. Dispositivos de armazenamento removíveis, como unidades flash USB, também podem ser fragmentados. O Desfragmentador de Disco reorganiza dados fragmentados para que os discos e unidades trabalhem de forma mais eficiente. O Desfragmentador de Disco é executado por agendamento, mas você também pode analisar e desfragmentar discos e unidades manualmente.




3-Verificador de erros, ele procura por erros lógicos e fisicos no seu disco rígido e tenta consertá-los, apenas uma observação; caso eu formate o pc preciso fazer de novo essa varredura se quando eu a fiz ele acusou algum erro fisico.



Bom estes são as ferramentas básicas, use-as sempre que quiser de preferência toda semana para que tenha um sistema confiável e estável.

LImpeza dos equipamentos.

  Dependendo da região onde morar precisamos fazer limpezas periódicas em nosso computador. A limpeza deve se estender também as partes internas do computador. Mas uma advertência; cuidado com a energia estática que carregamos no nosso corpo, ela pode queimar os componentes.
  Para iniciar a limpeza interna, desligue o computador da rede elétrica, desconecte todos os seus cabos traseiros. Leve seu gabinete a um local onde possa manuseá-lo com espaço, preferencialmente uma bancada ou mesa, tenha por perto: chave Philips, chave de fenda aspirador de pó, pincel e borracha de uso escolar
 Devemos desmontar o computador todo e limpas as peças com um pincel de cerdas moles, não use compressor de ar, ele pode enviar gotículas de água para as placas de circuíto.

Um exemplo de pincel anti estatico.









Para a limpeza das placas de expanção( de video, rede ou som, ou outra placa qualquer) e das memórias é só usar uma borracha e limpar os contatos como mostra a figura:

Depois de passar a borracha, passe um pano seco e limpo (flanela de preferência) para limpar os resíduos de borracha.









  Fazendo estas limpezas básicas podemos garantir que o computador funcionará mais tempo e terá uma durabilidade maior, também evitando travamentos no sistema operacional.
  Mais adiante ensinarei como limpar o cooler do processador e da fonte.