quinta-feira, 28 de março de 2013

Mais de um Sistema Operacional em um mesmo PC.


Se você formatou o disco rígido do seu PC e planeja instalar mais de uma versão do Windows, fique tranquilo, pois a tarefa, nesse caso, é relativamente simples, embora exija atenção a alguns detalhes importantes. 
Quem deseja instalar mais de uma versão do Windows, por exemplo, deve começar pela versão mais antiga. Caso contrário, na hora de iniciar o PC, o usuário não conseguirá escolher (de maneira simples) a versão do Windows que deseja usar para o boot; o PC irá utilizar a mais antiga para isso automaticamente. As demais versões continuam lá, instaladas, mas praticamente inacessíveis.
Com o Windows Vista sendo instalado por último, ele reconhece que a existência de versões anteriores e quando o sistema é iniciado será exibida uma tela de menu para que o usuário selecione o sistema operacional que deverá utilizado. Obs: para cada Sistema Operacional devera ser instalado também os programas que serão utilizados com ele, tipo Office, WinRar, Adobe, entre outros.
Depois desta observação vamos a instalação dos sistemas. Cada sistema operacional que for instalado deverá ocupar uma partição separada do disco rígido. Assim, divida o seu HD em tantas partições quantos forem os sistemas operacionais que for instalar. Se preferir criar uma partição adicional, reserve-a para armazenamento dos seus arquivos pessoais, como documentos, fotos, vídeos etc., e que poderá ser compartilhada com todos os sistemas operacionais instalados. Não se sabe limites para a quantidade de Sistemas Operacionais que podem ser instalados o recorde é de 145 em um único pc.
Você verá aqui os passos para instalar o Windows XP, o Windows Vista e ainda deixar uma partição sobrando – que poderá ser usada para instalar outro sistema posteriormente, caso queira, por exemplo, instalar o Windows 7 e o 8 depois. O procedimento será praticamente o mesmo.

BOM VAMOS LÁ:

Primeiro sistema

Como o Windows XP é a versão mais ‘antiga’ dos Windows a serem instalados, vamos começar por ela. Insira o CD do XP na unidade óptica e ligue a máquina, como se fosse instalar normalmente apenas o XP. A abaixo exibe a tela inicial da instalação do Windows XP. Apenas pressione a tecla Enter para iniciar o processo. Caso não abra esta tela reinicie o pc e clique na tecla DELETE para entrar no Setup do PC ali procure pela opção boot e no 1º boot coloque para inicializar do DVD. e depois tecle na tecla F10 e coloque em Yes para salvar e reiniciar o pc, pronto deve resolver.


  O assistente irá exibir o espaço total em disco. Escolha a opção CRIAR PARTIÇÃO.




Agora nesta tela vamos colocar o tamanho de nossa partição (em MB) tipo 200000 como o HD tem 1TB e vamos ainda instalar mais um sistema (Vista no caso).




 Ao pressionar a tecla ENTER o assistente volta para a tela onde visualizamos as partições, no caso. Repare que já é exibida a unidade C e, na frente, PARTIÇÃO 1 o restante do espaço em disco, não alocado ainda, é exibido como “NÃO PARTICIONADO”. A partir disso, basta pressionar a tecla ENTER novamente e prosseguir com a instalação do Windows XP.


O assistente do Windows irá formatar a partição criada e iniciará a instalação do sistema operacional propriamente dita. O processo pode demorar um pouco e exigir algumas reinicializações, a maior parte automática.







Instale o Vista:



Terminada a instalação do Windows XP é hora de iniciar a instalação do Vista. Insira o DVD com o Windows Vista na unidade óptica e reinicie a máquina – não faça a instalação por meio do assistente, de dentro do Windows XP; se o fizer, não terá a opção de criar uma segunda partição. 
Como agora o PC já tem um sistema instalado, a inicialização da máquina é diferente. A figura abaixo mostra a mensagem que será exibida. Nesse ponto, deve-se pressionar alguma tecla, dentro de 10 segundos. Caso não o faça, o PC irá carregar o sistema instalado no caso o XP. Isso não prejudica em nada a instalação, porém, você terá que reinicializar a máquina novamente para que a partida se dê a partir do DVD do Windows Vista.




Passada esta etapa, o assistente do Vista irá solicitar que se escolha o tipo de instalação a ser realizada. Como não há outra versão do Vista instalado, apenas o tipo Personalizada será exibido. Selecione-a para avançar.


A etapa seguinte também exige atenção do usuário. Note que há dois itens listados na tela exibida (imagem abaixo). O primeiro item, onde está escrito partição 1, é onde o Windows XP está instalado e não deve ser usado. Escolha o segundo item, denominado ESPAÇO NÃO ALOCADO, mas não clique no botão AVANÇAR, caso contrário, o assistente do Vista irá tomas todo o espaço restante no disco rígido para partição que irá comportar o novo sistema operacional. Em vez disso, escolha o item OPÇÕES DE UNIDADE (AVANÇADAS).


Na nova tela, observe que teremos novas opções de ferramentas de trabalho, escolha a opção NOVO e digite o tamanho da partição que você deseja para instalar o Vista. Usamos 200.000, pois, da mesma forma que o XP, o Vista também pede o tamanho em megabytes. Depois clique no botão APLICAR.


Não se assuste com a tela que virá a seguir. Observe que depois de criar uma segunda partição, o sistema irá mostrar dois itens com a mesma denominação ESPAÇO NÃO ALOCADO. Um deles exibe 0 MB de espaço livre e o outro exibe o restante que sobrou ainda de espaço no disco. O Vista utiliza isso apenas como controle interno.




O importante é notar que foi criado um terceiro item, denominado Partição 2, com o tamanho aproximado de 200 GB e que está pronta para receber a instalação do novo sistema operacional. Selecione então a Partição 2 e clique no botão AVANÇAR para que o assistente complete o processo de instalação do Vista. Ao final do processo, desligue o sistema e volte a ligá-lo.
Note que será exibido um novo menu (como o que vemos na imagem abaixo). A opção Versão anterior do Windows representa o Windows XP e a outra, como o nome indica, o Vista. Basta selecionar a opção desejada e teclar ENTER. Lembre-se que o disco rígido, pelo menos no nosso caso, ainda possui espaço livre. Ele pode ser usado para instalar outros sistemas operacionais. Pode ser que haja alguma diferença em alguma etapa, mas o processo é basicamente o mesmo do indicado acima.




segunda-feira, 4 de março de 2013

TUTORIAL COMO ROTEAR O MODEM MOTOROLA SVG 1202, WIFI DA NET.


Ola Pessoal, estamos de volta com mais este novo e interessante tutorial.
Vendo uma grande dificuldade de instalação de um roteador WI-FI no modem Motorola SVG 1202, para com os usuários dos serviços de banda larga NET, resolvi criar um tutorial onde poderá rotear o sinal para distribuí-lo com outras máquinas.




A solução e a seguinte:
1° passo - Conectar um computador através do cabo de rede na porta ethernet do modem e entrar no setup do SVG1202 através do endereço http://192.168.0.1  ou http://192.168.100.1 (são digitados no seu navegador aberto no endereço), em seguida entre com o usuário admin e senha motorola, usuário e senha não podem ser alterados.






2° passo - Com o setup aberto, na guia Advanced tem uma opção de (PassThrough Mac Addresses (exemplo: 01:23:45:67:89:AB) com uma caixa a qual você vai digitar o endereço MAC do modem que fica estampado na etiqueta colada na lateral do modem (necessariamente o endereço mac do roteador), após inserir pressione aplicar.


Obs: 
Se no 2º Passo utilizar outro MAC que constava da etiqueta do Modem Motorola SVG 1202 .... do que o mac address referente ao "MAC ID ROTEADOR" ai não  funcionara corretamente  o netfone. Portanto, não utilizem o mac address do meio (MTA MAC ID) pois ele transfere para o roteador não apenas o ip da rede net mas também o sinal do netfone e como o roteador não possui "tomada de telefone" o aparelho do telefone conectado no modem Motorola fica desabilitado (mudo). Utilizando o mac address correspondente ao "MAC ID ROTEADOR" será transferido apenas o ip da rede net e assim o netfone continuará funcionando perfeitamente. 








3° passo - Desconecte o cabo do PC do modem e conecte na porta LAN do roteador, abra o setup através o endereço padrão do router, ex 192.168.0.1, senhas padrões também, geralmente, usuário admin e troque na guia configuração de rede lan, o endereço de IP do roteador (essa opção vai variar de modelo para modelo, igual ao 1º passo), troque para qualquer endereço disponível na rede, podendo ser ex: 192.168.0.2.







4° passo - Feito o 3° passo, desligue os aparelhos (roteador e modem) conecte a porta WAN do roteador com porta WAN do modem e o cabo do PC você deixa conectado na porta LAN do roteador, (recomenda-se fazer com uma conexão com fio).


5° passo - Agora abra o setup do seu roteador wireless digitando o endereço de IP 192.168.0.2, nome de usuário e senha definidos por você ou o padrão do seu router, no seu navegador. após isso, configura o roteador para receber IP dinâmico inserindo o mesmo endereço Mac que foi inserido no 2° passo, o seu roteador vai passar direto pelo modem e aí ele receberá um ip direto da internet (exemplo: 189.x.x.x), e não do modem (192.168.0.x). Também é válido desabilitar a função wifi do modem (na guia Wireless) para não haver interferências entre o roteador e o modem. 







Pronto, seu roteador agora gerencia sua internet.