domingo, 21 de abril de 2013

Bom, como eu prometi no post anterior, hoje vou falar sobre limpeza de fonte e limpeza de gabinetes.




FONTE



1º passo: retire a fonte do gabinete, mas antes antes desconecte todos os cabos internos da fonte que estão conectados. Em seguida retire a fonte do gabinete, uma chave de boca ou philips deve servir; desatarraxe os 4 parafusos que seguram a fonte como mostra a figura 1.











Fonte

2º passo: retire a fonte do gabinete pela lateral e a coloque em uma superfície plana e limpa para efetuar os próximos procedimentos. Figuras 2 e 3.









Retirando do gabinete



Fonte

3º passo: retire os 4 parafusos para liberar a tampa da fonte e ter acesso ao seu interior. Figura 4.






Fonte e parafusos

4º passo: com a fonte aberta limpe com um pincel de cerdas moles de crina de cavalo — que é um materal que não cria energia estática. Pegue o pincel e limpe as placas e os capacitores da fonte (parecem pequenas pilhas). Figura 5.





Fonte aberta

5º passo: agora retire o cooler da fonte para limpá-lo. Retire os parafusos que o prende a fonte e solte-o. Figura 6.


Parafusos do cooler

6º passo: com o cooler solto efetuamos a limpeza usando o mesmo pincel que usamos para limpar a fonte. Figuras 7 e 8.


Cooler solto



Limpando o cooler

7º passo: colocamos o cooler de volta na fonte, parafusamos, tampamos a caixa da fonte, parafusamos e a colocamos de volta no gabinete. Depois parafusamos e conectamos os cabos. Pronto! Simples e rápido.



Leia o meu próximo post! Nele você saberá quais cuidados que devemos ter ao realizar a limpeza da fonte e do gabinete.

sábado, 13 de abril de 2013

Conhecendo Torrent, programas Torrent e instalando Programas.


Como Trabalhar com arquivos Torrent.


1 O que é o BitTorrent?

De acordo com a Wikipédia:

BitTorrent é um protocolo de rede que permite ao utilizador realizar downloads (descarga) de arquivos, em geral indexados em websites. Esse protocolo introduziu o conceito de partilhar o que já foi descarregado, maximizando o desempenho e possibilitando altas taxas de transferência, mesmo com um enorme número de usuários realizando descargas (downloads) de um mesmo arquivo simultaneamente. Foi criado por Bram Cohen em abril de 2001 e teve sua primeira implementação liberada no dia 2 de Julho de 2001. Desde de então tem sido alvo de empresas que lutam em defesa da propriedade intelectual, devido a alegações de violação de decopyright (autoria) de alguns arquivos transmitidos pela rede. No ano de 2005 o protocolo BitTorrent foi responsável por 35% dos dados transferidos na Internet em todo o mundo.
Na rede BitTorrent os arquivos são quebrados em pedaços de geralmente 256Kb. Ao contrário de outras redes, os utilizadores da rede BitTorrent partilham pedaços em ordem aleatória, que podem ser reconstituídos mais tarde para formar o arquivo final. O sistema de partilha otimiza o desempenho geral de rede, uma vez que não existem filas de espera e todos partilham pedaços entre si, não sobrecarregando um servidor central, como acontece com sites e portais de downloads, por exemplo. Assim, quanto mais utilizadores entram para descarregar um determinado arquivo, mais largura de banda se torna disponível.



Para compartilhar um arquivo usando o BitTorrent, um utilizador cria um arquivo .torrent, um pequeno "apontador" que contém:

•          o nome do arquivo;
•          tamanho do arquivo;
•          hash, a matrícula de cada bloco do arquivo (que assegura aos utilizadores que o arquivo é o que o nome diz ser);
•          endereço do servidor tracker.

BitTorrent reduz largamente a carga no servidor porque os utilizadores descarregam arquivos uns dos outros, não do servidor. As barras coloridas indicam que os pedaços são partilhados em ordem aleatória, em vez da ordem sequencial.
O arquivo Torrent pode ser distribuído para outros utilizadores, sendo um website o meio mais comum. O cliente BitTorrent é iniciado como um "nó semeador", permitindo que outros utilizadores se conectem a ele e comecem o download. Conforme os utilizadores fazem o download do arquivo, eles podem se tornar novos semeadores desse arquivo. Um dos problemas desse sistema é que se todos os semeadores saírem da rede, o arquivo, ficheiro, pode tornar-se indisponível para download, mesmo que se tenha o arquivo Torrent. Com sorte ainda é possível descarregar todos os blocos de um arquivo mesmo que nenhuma fonte seja completa, uma vez que os blocos são distribuídos em ordem aleatória. Ou seja, mesmo se nenhum semeador possuir o arquivo completo, ainda é possível fazer o download do arquivo juntando as partes que cada semeador possui.
Descarregar com o BitTorrent é bastante intuitivo. Cada pessoa que quiser descarregar um arquivo, primeiro deve descarregar o arquivo Torrent que aponta para o arquivo desejado, depois abri-lo no seu cliente BitTorrent, que é um software que usa o arquivo Torrent para encontrar e descarregar o arquivo desejado. O arquivo Torrent mostra ao cliente o endereço do tracker, que mantém um log de quais os utilizadores que estão descarregando o arquivo e onde o arquivo e seus pedaços estão (caso o tracker esteja fora do ar fica impossível começar o download). Depois do download começar, se o tracker sair do ar ainda é possível continuar o download, mas perde-se a informação de quais os utilizadores que estão online e quais os blocos que estão disponíveis. Para cada fonte disponível o cliente lista quais blocos do arquivo que estão disponíveis, para depois pedir o bloco menos disponível na rede que ele ainda não possui. Essa priorização dos blocos mais raros entre os utilizadores da rede primeiro faz com que todos tenham blocos para partilhar. Assim que um cliente termina de descarregar um bloco, ele é automaticamente "hasheado" para garantir a integridade e segurança do mesmo, para em seguida procurar um cliente qualquer para fazer o upload daquele bloco.
BitTorrent proporciona a melhor performance para pessoas com maior volume de upload, uma propriedade conhecida como "resistência a sugadores", já que ele não garante performance para utilizadores que somente descarregam e não devolvem nada para a rede e os outros utilizadores.


Um arquivo no formato Torrent, pode ser baixado pelo navegador normalmente para seu computador, mas para poder usá-lo precisamos ter um CLIENTE. Cliente são programas que nos permitem baixar os arquivos que estão dentro dos Torrent (é que interessa). Abaixo tem uma pequena relação dos programas mais utilizados:

- uTorrent
- BitComet
- Azureus
- Ares
- BitTorrent

Outro fato importante é em questão a velocidade de download que posso baixar os arquivos. Isso depende de alguns fatores: Quanto mais Seeds, maior será a velocidade do download, e quanto mais Leechers melhor. Vamos entender melhor o significado destas palavras:

SEEDs – Usuários que possuem o arquivo completo no computador.
LEECHERs – Usuários que estão na fila (baixando o arquivo).
PEERs – Usuários que estão baixando de você.
Tracker – Servidor que auxilia na comunicação entre os computadores.

Bom tendo todo este conhecimento a respeito dos Torrents, vamos a prática.




1° Passo - Baixar e instalar o uTorrent:

Pode encontra-lo no site do baixaki ou superdownload por exemplo  e dê dois cliques para instalá-lo.

2° Passo - Configurar o uTorrent:

Na barra horizontal superior, vá em "Opções > Preferências".

2.1 - No item Conexão:


2.2 - Item Controle de Banda:
Vá em "Opções > Guia de Configuração", depois no botão do meio/inferior da janela que se abriu, "Executar Testes", ele configurará automaticamente essa opção. Se a Taxa de Upload ficar muito alta, diminua, pois quando alta durante o download, a velocidade do download pode diminuir, porém, nunca deixe em "1 (um)", algo em torno de 8 ~ 15. Normalmente deixo em 10.

2.3 - Item "BitTorrent":



2.4 - Diretórios:

No item Diretórios você pode mudar onde seus Torrents serão salvos. Crie uma pasta onde quiser salvar seus downloads, normalmente eu crio varias com vários assuntos dentro de uma pasta para colocar cada tipo de arquivo em sua pasta. Assim fica fácil de achar depois.

3 - Baixando um Torrent:

Escolha um Torrent que deseja baixar, depois de baixar, clique duas vezes no arquivo para começar o download no uTorrent.

4 - Esperar para o Download começar.

Torrents geralmente não começam rapidamente, ele primeiro se conecta às seeds para começar a fazer o Download, então, um pouco de paciência. Não esqueça de sempre escolher Torrents com bastante seeds.

5 - Adicionar uma lista de rastreadores no uTorrent.

O sistema de rastreadores serve para procurar pessoas que estejam baixando o mesmo arquivo que você, a chance de você achar boas e rápidas fontes para baixar os arquivos é muito maior. Para isso, siga os passos abaixo:


- Clique com o botão direito no Torrent que você está baixando, e clique em "Propriedades".



- Logo abaixo dos rastreadores já inclusos no Torrent, cole a lista de rastreadores que está no bloco de notas que você baixou logo acima.



- Clique novamente com o botão direito no Torrent e clique em "Atualizar Rastreador".




Pronto, confira abaixo uma demonstração no aumento da velocidade do meu Torrent:



É muito simples baixar, é a melhor maneira atualmente. Quando acabar o Download, não feche/desligue/delete o(s) arquivo(s), pois as pessoas que baixarão dependem do seu Upload.

No link Abaixo poderá assistir como baixamos outro Cliente muito bom também, sendo que é ele que uso atualmente.

                                              Baixando, instalando e configurando o BitComet.


Espero que tenham gostado e aguardem nosso próximo post.