quinta-feira, 11 de julho de 2013

Dicas para deixar o IE mais seguro.

7 dicas para deixar o Internet Explorer mais seguro

Eric Geier, PCWorld EUA

O navegador da Microsoft já conta com um conjunto bastante completo de recursos de segurança e privacidade. Siga este guia para saber o que ativar ou ajustar e navegue tranquilo.
Muitos não sabem, mas o Internet Explorer conta com um bom conjunto de recursos de segurança e privacidade. Mas o quão bem ele irá te proteger de ataques e malware é algo que depende de vários fatores, entre eles se o navegador está sempre atualizado e tem as configurações de segurança corretas. Siga estas nossas dicas para reforçar as defesas do IE, seja a versão 9 ou 10, e navegar com tranquilidade.
1. Atualize para a versão mais recente

Entendemos que atualizar o navegador às vezes pode ser um incômodo, por causa de eventuais mudanças na interface e recursos, mas correções de bugs e novos recursos de segurança introduzidos pelos desenvolvedores compensam tudo isso, e é uma boa idéia manter seu navegador sempre em dia.
A versão mais recente do Internet Explorer é a 10, que é parte do Windows 8 e também está disponível para usuários do Windows 7 com o Service Pack 1 (SP1) instalado. Se você ainda usa o Windows Vista, a versão mais atual disponível é a 9.

O primeiro passo é verificar se você está usando a versão mais recente do IE
Para saber se a versão mais recente do Internet Explorer está instalada abra o navegador, pressione a tecla Alt, clique no item Ajuda no menu e escolha a opção Sobre o Internet Explorer. Se necessário, você pode baixar uma versão do IE10 para o Windows 7 ou IE9 para o Windows Vista diretamente do site da Microsoft.


2. Instale todas as atualizações disponíveis

Não importa qual a versão do Windows ou IE está instalada, você deve ter todas as atualizações para sua versão do navegador instaladas, já que elas geralmente corrigem falhas de segurança e vulnerabilidades. Abra o IE, tecle Alt, clique no item Ferramentas no menu e escolha a opção Windows Update. Se você está usando o Windows 8, deve abrir o Internert Explorer no modo desktop.

Atualizações distribuídas via Windows Update são importantes
Na janela do Windwos Update, clique em Procurar atualizações e instale as que estiverem disponíveis. Para ter certeza de que você estará sempre atualizado, recomendamos permitir que as atualizações sejam instaladas automaticamente (clique em Alterar Configurações na janela do Windows Update).

3. Atualize os plugins

Muitos ataques exploram vulnerabilidades em plugins populares como o Adobe Flash Player ou o Java, então eles também devem estar sempre atualizados. Recomendamos fazer uma verificação periódica com o Qualys Browser Check ou o Secunia Personal Software Inspector para saber se tudo está mesmo em dia.

4. Verifique ou ajuste os níveis de segurança
O IE permite que você defina ajustes de segurança personalizados para diferentes “zonas”: Internet, intranet local, sites confiáveis e sites restritos. Quando você visita um site o IE automaticamente o classifica como pertencendo à zona da Internet, com a exceção de sites em sua rede local ou aqueles que você adicionou previamente às listas de sites confiáveis ou restritos. Você pode atribuir à cada zona um nível de segurança predefinido, e também personalizar este ajuste.
Por padrão o IE define um nível de proteção adequado para cada zona, mas você pode querer rever as configurações ou mesmo modificá-las para melhor proteção. Abra o IE, tecle Alt, clique no menu Ferramentas e selecione o item Opções da Internet. Lembrando que quem usa o Windows 8 precisa abrí-lo no modo desktop.

Verifique os níveis de segurança para cada "zona" da rede
Clique na aba Segurança e você verá ícones para cada zona, e você pode modificar os ajustes com um clique. Por padrão a segurança na zona Internet é Médio-Alto, a da rede local é Médio-Baixo, a de sites confiáveis é Médio e a de sites restritos é Alto. Além disso, as zonas Internet e Sites Restritos tem o recurso de Modo Protegido habilitado, que o avisa sempre que uma página tentar instalar ou executar um programa.
Recomendo que você deixe os níveis de segurança no padrão, a não ser que tenha certeza absoluta do que está fazendo. Se você fizer alguma modificação e quiser revertê-la, pode fazer isso clicando no botão Restaurar o nível padrão de todas as zonas.

5. Use o filtro SmartScreen

Desde o IE8 que a Microsoft adicionou ao seu navegador um filtro chamado SmartScreen, que bloqueia sites e downloads considerados perigosos. Se você aceitou os ajustes de segurança recomendados na primeira vez que rodou o IE, então ele deve estar habilitado por padrão. Mas não custa verificar: abra o IE, tecle Alt, clique no menu Ferramentas e escolha o item Filtro SmartScreen. Se você vir a opção Ativar Filtro SmartScreen, clique nela. Agora você verá um alerta se por acaso visitar um site que tenha sinais de conter uma tentativa de phishing ou malware, ou se baixar uma arquivo suspeito.


SmartScreen alerta sobre sites perigosos

6. Ative o filtro de ActiveX

O filtro de ActiveX no IE 9 e IE 10 bloqueia todo o conteúdo ActiveX nos sites, mas permite que ele seja executado seletivamente em sites nos quais você confia. Embora alguns sites usem controles ActiveX para mostrar ou rodar conteúdo legítimo, como animações, gerenciadores de downloads ou propaganda) alguns podem tentar executar controles maliciosos para infectar seu computador.
É aqui que o filtro pode ajudar, mas ele vem desabilitado por padrão. Se você quiser uma proteção extra, abra o IE, tecle Alt, clique no menu Ferramentas e selecione a opçãoFiltragem ActiveX, se ela já não estiver marcada.


Pop-up avisa quando conteúdo ActiveX é bloqueado
Agora, sempre que você visitar um site que usa ActiveX verá um aviso dizendo que parte do conteúdo foi filtrado ou bloqueado. Se você confia no site, pode clicar em Desativar Filtragem ActiveX para permitir este tipo de conteúdo apenas no site atual.

7. Ative a proteção contra rastreamento

Este recurso, presente no IE9 e IE10, o ajuda a proteger sua privacidade online e reduz o incômodo de conteúdo de terceiros, como anúncios. Combinado às listas de proteção contra rastreamento, este recurso pode impedir que conteúdo de terceiros seja exibido, e impedir que os provedores de conteúdo na lista rastreiem seus hábitos online.
Para habilitar e configurar as listas de proteção contra rastreamento abra o IE, tecle Alt, clique no menu Ferramentas e no item Proteção contra Rastreamento. Você deve ver uma lista padrão que é gerada automaticamente com base nos sites que você visita, e pode escolher baixar listas adicionais clicando em Obter uma Lista de Proteção contra Rastreamento online. Para usar uma lista, selecione-a e clique no botão Habilitar. Clique no botão Configurar para escolher como o bloqueio será efetuado. 


É possível evitar que sites rastreiem suas atividades online
No IE10 a Microsoft adicionou a opção “Do Not Track” - habilitada por padrão - à proteção contra rastreamento, que diz aos sites que você visita que você prefere não ser rastreado. Embora os sites não sejam obrigados a respeitar sua preferência, declará-la por ajudar a reduzir esta atividade.
Para controlar este recurso abra o IE, tecle Alt, clique no menu Ferramentas e no itemOpções da Internet. Na janela que surgir clique na aba Avançadas e role a lista até a sessãoSegurança. Confirme que a opção Sempre enviar o cabeçalho não controlar (Do Not Track) está marcada, ou desmarque-a para desabilitar este recurso.


A peça fundamental para manter seu navegador seguro é atualizá-lo regularmente.