terça-feira, 11 de maio de 2010

Vamos agora por a mão no mouse e começar a trabalhar:


1 - Scandisk

Ele serve para verificar a integridade do HD, quando ele esta com algum problema o Windows é afetado com perda no desempenho e ou perca de dados, por isso quando a sua máquina trava tente sempre desligá-la apertando Control+Alt+Del espere alguns segundos para que a caixa com as opções apareça, e só em ultimo caso desligue pelo botão ligar e desligar de sua máquina.

Para acessar o Scandisk no Windows 95, 98 e ME vá em:

Iniciar/ Programas/ Acessórios/ Ferramentas de Sistema/ Scandisk.

Já no Windows Xp essa opção foi removida do menu Iniciar, neste caso vá em Meu Computador e clique com o botão direito em cima do drive que deseja escanear e no menu que aparece clique em propriedades, uma janela como a debaixo surgirá. Clique na aba Ferramentas e em seguida no botão ``Verificar agora´´ .







Uma nova janela surgirá, selecione as duas caixas como mosrtado abaixo e clique no botão OK







Este procedimento fará com que o scandisk verifique também a integridade física do disco, por esse motivo este utilitário apenas será iniciado após o computador ser reiniciado.

É recomendado utilizar o scandisk no modo padrão (apenas clicando no botão Iniciar) a cada uma ou duas semanas e completo a cada mês e todas as vezes que o computador for desligado diretamente pelo botão.



2 - Desfragmentar o disco.

Quando você instala um programa ou cria um arquivo ele ocupa um certo lugar no disco e o computador vai gravando esses arquivos de forma continua ou seja um do lado do outro e quando um certo arquivo que esta no meio do Hd por exemplo é apagado abre ali uma brecha que sera preenchida quando outro arquivo for criado, mas façamos de conta que este arquivo seja maior que o que foi apagado o computador vai gravar o que couber ali e o resto no próximo buraco que ele achar, ai é que esta o problema, quando o pc for acessar tal arquivo ele vai ter que ler uma parte e depois a outra, seria bem mais rápido se ele achasse o arquivo em um unico lugar, ai é que entra o desfragmentador, ele reorganiza estes arquivos para serem lidos de forma continua obtendo uma melhor performance, é recomendado desfragmentar de 2 semanas a 1 mês dependendo da frequência com que você cria ou apaga arquivos. Para acessar o Desfragmentador vá em Iniciar/ Programas/ Acessórios/ Ferramentas de Sistema/ Desfragmentador



3 - Utilizar um utilitário para limpar o registro

Existem programas que limpam o registro retirando entradas inválidas que são carregadas quando o windows é iniciado, a limpeza do registro trás uma melhor performance e em alguns casos dimunui o travamento do Pc, pegue aqui uma versão gratuíta do programa Easy Cleaner.



4- Deletar os arquivos inuteis

Enquanto o computador está ligado, muitos arquivos desnecessários são criados, o que acaba ocupando espaço e até afetando o desempenho do sistema. Você poderá encontrar estes arquivos no Windows XP nas pastas.

C:\WINDOWS\Prefetch

C:\WINDOWS\Temp

Delete todos os arquivos encontrados nestas pastas



5- Desligar programas que são iniciados junto com o Windows.

Quando você instala certos tipos de programas estes colocam uma entrada no registro do Windows para ser iniciado juntamente com o Sistema Opercional, alguns deles são realmente necessários, mas outros podem ser desligados, para desliga-los vá em Iniciar>Executar e na caixa que se abre digite msconfig agora clique na aba Inicializar, desmarque todos os programas que não são necessários como programas de Chat, messengers, players e etc... , só tome cuidado para não desligar programas importantes para o funcionamento do PC.







Efeitos

O Windows Xp por padrão deixa a aparência das janelas e dos botões com efeitos de cores e bordas redondas para parecerem mais bonitos, porém isso utiliza muito dos recursos do PC, você pode modificar isso para ganhar em desempenho, ele ficara mais com a cara do Windows 98.

Para modificar isso vá em Painel de Controle> Sistema> Na aba Avançado em Desempenho clique em Configurações> Selecione o botão Ajustar para melhor Desempenho e de OK

Veja uma Imagem com Efeito

Veja uma Imagem sem Efeitos


Esta dica é recomendada para computadores com pouca memória RAM



Papel de Parede

O Papel de Parede deixa o seu Pc com uma aparência mais bonita, porém isso consome uma parcela da Memória Ram, principalmente se a imagem tiver um tamanho em Bytes grande, você pode retirar esta imagem para melhorar o desempenho de seu computador para isso vá em Painel de Controle> Vídeo> na aba àrea de Trabalho selecione Nenhum e clique em Ok



Windows Messenger

O Windows Xp em sua instalação padrão instala junto o Windows Messenger, porém muitas pessoas não o utilizam ou utilizam o MSN Messenger que possui muitos outros recursos, nesse caso o windows Messenger pode ser desistalado, mas o problema é que ele não aparece no menu Instalar e desinstalar programas, a solução é utilizar um comando que desintala o programa automaticamente, vá em Iniciar> Executar e digite o seguinte:

RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%\INF\msmsgs.inf,BLC.Remove

De Ok e pronto.

Mensagens de Erros

Toda vez que o Windows Xp sofre algum problema com algum problema surge uma mensagem de erro, esta mensagem pode ser desligada, para isso vá em Painel de Controle>Desempenho e Manutenção>Sistema e na aba Avançado clique no botão Relatório de Erros> selecione o botão desativar relatórios de erros e de Ok



ìcones na área de trabalho

Os ícones que vão se acumulando na área de trabalho diminuem o desempenho do computador, deixe nesta área apenas os ícones mais usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário