segunda-feira, 4 de março de 2013

TUTORIAL COMO ROTEAR O MODEM MOTOROLA SVG 1202, WIFI DA NET.


Ola Pessoal, estamos de volta com mais este novo e interessante tutorial.
Vendo uma grande dificuldade de instalação de um roteador WI-FI no modem Motorola SVG 1202, para com os usuários dos serviços de banda larga NET, resolvi criar um tutorial onde poderá rotear o sinal para distribuí-lo com outras máquinas.




A solução e a seguinte:
1° passo - Conectar um computador através do cabo de rede na porta ethernet do modem e entrar no setup do SVG1202 através do endereço http://192.168.0.1  ou http://192.168.100.1 (são digitados no seu navegador aberto no endereço), em seguida entre com o usuário admin e senha motorola, usuário e senha não podem ser alterados.






2° passo - Com o setup aberto, na guia Advanced tem uma opção de (PassThrough Mac Addresses (exemplo: 01:23:45:67:89:AB) com uma caixa a qual você vai digitar o endereço MAC do modem que fica estampado na etiqueta colada na lateral do modem (necessariamente o endereço mac do roteador), após inserir pressione aplicar.


Obs: 
Se no 2º Passo utilizar outro MAC que constava da etiqueta do Modem Motorola SVG 1202 .... do que o mac address referente ao "MAC ID ROTEADOR" ai não  funcionara corretamente  o netfone. Portanto, não utilizem o mac address do meio (MTA MAC ID) pois ele transfere para o roteador não apenas o ip da rede net mas também o sinal do netfone e como o roteador não possui "tomada de telefone" o aparelho do telefone conectado no modem Motorola fica desabilitado (mudo). Utilizando o mac address correspondente ao "MAC ID ROTEADOR" será transferido apenas o ip da rede net e assim o netfone continuará funcionando perfeitamente. 








3° passo - Desconecte o cabo do PC do modem e conecte na porta LAN do roteador, abra o setup através o endereço padrão do router, ex 192.168.0.1, senhas padrões também, geralmente, usuário admin e troque na guia configuração de rede lan, o endereço de IP do roteador (essa opção vai variar de modelo para modelo, igual ao 1º passo), troque para qualquer endereço disponível na rede, podendo ser ex: 192.168.0.2.







4° passo - Feito o 3° passo, desligue os aparelhos (roteador e modem) conecte a porta WAN do roteador com porta WAN do modem e o cabo do PC você deixa conectado na porta LAN do roteador, (recomenda-se fazer com uma conexão com fio).


5° passo - Agora abra o setup do seu roteador wireless digitando o endereço de IP 192.168.0.2, nome de usuário e senha definidos por você ou o padrão do seu router, no seu navegador. após isso, configura o roteador para receber IP dinâmico inserindo o mesmo endereço Mac que foi inserido no 2° passo, o seu roteador vai passar direto pelo modem e aí ele receberá um ip direto da internet (exemplo: 189.x.x.x), e não do modem (192.168.0.x). Também é válido desabilitar a função wifi do modem (na guia Wireless) para não haver interferências entre o roteador e o modem. 







Pronto, seu roteador agora gerencia sua internet.