Esta semana um aluno me perguntou quanto deveria cobrar pelo conserto de um determinado cliente.
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Mannutenção |
Pergunta interessante, pois as vezes nos preocupamos com o tamanho do problema e não com o tempo gasto. Bom de meu ponto de vista tenho uma tabela de preço fixa por determinado tempo de serviço. Ai me perguntam: - Poxa professor se você for fazer um atendimento e chegar la é só um cabo solto cobrara mesmo assim o mesmo valor?
Pode parecer errado mas sim, cobro o valor de minha visita, motivo? Eu poderia estar neste momento dando outro atendimento e estar ganhando da mesmo forma, por este motivo acredito que devemos sim cobrar a visita, afinal é um tempo que poderíamos estar ganhando com outro cliente.
E não devemos nos esquecer também de sempre estar se atualizando, pois em nossa área as inovações são constantes, o que vimos como novidade a semana passada pode ser algo que já esteja desatualizado no dia de hoje. 



Também precisamos estar sempre com ferramentas adequadas: jogo de ferramentas, pinças, multímetro, um estojo de CDs de programas necessários e drives. Alguns equipamentos é bom a gente ter de ferramentas também como por exemplo: memórias, uma fonte 28 pinos, um hard disk, uma placa de vídeo, cabos de energia e de conexão, pen drive, etc.
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Estojo de Manutenção |
Tem alguns programas que eu posso instalar pro cliente sem cobrar a mais por isso?
ResponderExcluirTem sim, contanto que não atrapalhe o tempo que perdera ao fazer a instalação do mesmo. EX: winrar.
ResponderExcluiro tempo que eu gasto baixando drivers e fazendo backup deve ser cobrado a parte ou já está incluido na visita?
ResponderExcluirAi depende de você pois o ideal é estipular tempo de visita, por exemplo:
ResponderExcluireu cobro R$75,00 por 3 horas acima disso cobro R$ 25,00 a hora a mais.